OS SERVIÇOS MÉDICOS VETERINÁRIOS SÃO CONSIDERADOS ESSENCIAIS. NÃO DEVEM PARAR!

A Organização Mundial de Saúde Animal, bem como, a Associação Mundial de Veterinária emitiram esclarecimentos de que os serviços veterinários e de nutrição animal são considerados essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfretamento de pandemias, como a que ocorre atualmente.

A partir desse posicionamento e com a autorização dos governos estaduais, o CFMV reforça que, por enquanto e até segunda ordem, os médicos-veterinários cumpram seu papel como profissionais de saúde e mantenham o atendimento normal em clínicas e hospitais veterinários, com algumas ressalvas que devem ser consideradas:

CONSULTAS VETERINÁRIAS
Atendimento preferencialmente agendado, com a presença de apenas um responsável (tutor), para evitar a concentração excessiva de humanos nos ambientes de espera.

HIGIENIZAÇÃO
Adoção de regras básicas de higiene e assepsia pessoais e do ambiente, antes e após cada atendimento. Usar o máximo de descartáveis (jalecos, luvas etc.).

INTERNAÇÃO
Desestímulo às visitas aos animais internados, oferecendo maior número de boletins médicos dos pacientes.

PET-SHOPS
São muito importantes para nutrição dos animais, devendo manter estoque normal dos alimentos. Banho e tosa devem ser suspensos.

ESTÉTICA ANIMAL
Banho e tosa devem ser suspensos. A recomendação é que os próprios tutores realizem a higiene dos pets no domicílio.

PASSEIOS COM PETS
Devem ser reduzidos, apenas para atender às necessidades fisiológicas dos animais, também evitando concentrações em parques e praças.

HOSPEDAGEM, RECREAÇÃO E ADESTRAMENTO
Devem permanecer suspensos para receber novos clientes. Os tutores devem ser notificados para que busquem seus pets. Esses serviços só poderão ser realizados em casos comprovadamente excepcionais, de urgência e extrema necessidade.

A orientação portanto, é que somente estabelecimentos médicos veterinários continuem com suas atividades, porém de forma reduzida, adotando as práticas de higienização e proteção recomendadas, incentivando que os tutores somente se desloquem para as clínicas em casos de extrema necessidade, para atendimento médico ou compra de produtos essenciais, como rações e medicamentos.

Reforçamos que essa prática visa proteger os seres humanos, já que os ANIMAIS NÃO SÃO TRANSMISSORES DO VÍRUS.

Dra. Lidiane Bernardon | Sócia MRB Adv. Empresarial
Especialista em Direito Médico e Regulatório

Fonte: https://www.crmvrs.gov.br/sistema/noticia_detalhada.php?id_noticias=790

Entre em contato